MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projeto de Extensão: “Estudo do solo de Curvelo-MG para criar um Centro de Distribuição para o PNAE”

Terça-feira, 14 de junho de 2016
Última modificação: Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O Projeto de Extensão Comunitária: “Estudo do solo de Curvelo-MG para criar um Centro de Distribuição para o PNAE” começou em abril de 2015 na Unidade Curvelo do CEFET-MG sob a coordenação da Prof.ª Juliana Reinert.

A elaboração deste Projeto ocorreu diante da necessidade da EMATER de ter um parceiro na região auxiliando com os ensaios laboratoriais de solos, de forma a apoiar a criação do Centro de Distribuição de produtos oriundos da agricultura familiar. A ideia deste centro é atender os mercados locais, dentre os quais se destacam o Programa de Alimentação Escolar – PNAE, compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar, e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, aquisição de alimentos por meio de Chamadas Públicas Individuais ou Coletivas.

O intuito desta parceria entre CEFET e EMATER é conscientizar o produtor rural da importância de se conhecer o tipo de solo existente na sua propriedade, de forma a garantir o melhor uso de recursos, promovendo qualidade, produtividade e rentabilidade em sua plantação.

Para garantir um melhor entendimento dos procedimentos dos ensaios, foi realizada uma visita em 28/05/2015 no Laboratório de Análise de Solos do IFMG – Campus Bambuí.

projeto-extensao-solos-mosaico

Durante o ano de 2015 e início de 2016, o Projeto conseguiu realizar ensaios laboratoriais como: análise de pH, peso específico dos grãos do solo, limites de Atterberg, umidade natural, textura e acidez total. Foram elaborados mapas de variabilidade destas propriedades de Curvelo-MG e região de forma que pessoas com pouco conhecimento técnico pudessem utilizar os dados obtidos nos ensaios.

projeto-extensao-solos-mosaico2

projeto-extensao-solos-mosaico3

Em abril de 2016, já se iniciou a etapa chamada “Ano 2” do Projeto de Extensão, com mudança dos alunos colaboradores. Esta etapa visa aumentar as coletas de solos e a quantidade de ensaios laboratoriais, aprimorando os mapas de variabilidade já desenvolvidos no “Ano 1”. Para que este projeto melhore o atendimento à comunidade local e à EMATER ainda são necessários ensaios laboratoriais que dependem de reagentes químicos não disponíveis no CEFET-MG. A Prof.ª Juliana Reinert está trabalhando em conjunto com a Diretoria de Extensão para consegui-los. Além disso, são necessários um espectrofotômetro de chama e um espectrofotômetro de absorção atômica que o CEFET-MG também não possui ainda.