CEFET-MG

Apresentação – Curso

O curso de Engenharia Civil do CEFET-MG da Unidade de Curvelo foi implantado no segundo semestre de 2012 e é ministrado no período noturno e diurno aos sábados, com integralização em 11 (onze) períodos semestrais.

Os conteúdos ministrados nos primeiros períodos proporcionam ao aluno uma sólida base teórico-conceitual. No decorrer do curso são desenvolvidas práticas nos laboratórios (química, física, programação de computadores, materiais etc.) e atividades de pesquisa e extensão, visitas técnicas, monitoria em disciplinas, iniciação científica, Empresa Júnior, seminários e outras atividades curriculares e de prática profissional.

 

Objetivo do Curso

Formar profissionais generalistas, com avaliação crítica dos aspectos humanos e sociais relacionados à Engenharia Civil, com sólida base teórica e prática nos conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos da área.

Os profissionais são preparados por meio de atividades em classe e extraclasse para atuarem tanto no processo produtivo, quanto no desenvolvimento técnico, científico tecnológico e de gestão que embasam os conhecimentos na área da Engenharia Civil.

 

O Profissional

O Engenheiro Civil planeja, elabora e coordena projetos, fiscaliza e supervisiona a execução de edificações, pontes, viadutos, estradas, transportes, obras hidráulicas e saneamento. Calcula custos e especifica materiais e equipamentos; elabora projetos de viabilidade técnico-econômica e ambiental; realiza pesquisa científica e tecnológica. Compreende as áreas de materiais e construção civil, estruturas, geotécnica, hidrotécnica e recursos ambientais.

 

Campo de Atuação

O Engenheiro Civil pode trabalhar na iniciativa privada, no setor público e em instituições de pesquisa e ensino.

 

Aluno Egresso

O aluno egresso do Curso de Graduação em Engenharia Civil do CEFET-MG deve ser um profissional com sólida formação científica e tecnológica no campo da Engenharia Civil. Este profissional deve ser capaz de compreender, desenvolver e aplicar tecnologias, com visão reflexiva, crítica e criativa e com competência para identificação, formulação e resolução de problemas. Somando a estas questões técnicas e científicas e de cunho operacional, o egresso também deve estar comprometido com a qualidade de vida numa sociedade cultural, econômica, social e politicamente democrática, justa e livre, visando ao pleno desenvolvimento humano aliado ao equilíbrio ambiental.

 

Síntese do Curso

Curso: Engenharia Civil

Modalidade: Bacharelado

Turno: Noturno e diurno aos sábados

Vagas: 40

 

Periodicidade do processo seletivo: Semestral

Tempo para Integração Curricular

  • Esperado: 11 semestres
  • Mínimo: não definido, desde que atendida os requisitos de integralização previstos no projeto pedagógico do curso;
  • Máximo: 17 semestres

 

Para maiores informações, consulte:

Projeto Político Pedagógico do Curso em Engenharia Civil do CEFET-MG – Curvelo

 

Aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil do CEFET-MG -Unidade Curvelo

(Resolução CGRAD-06/11, de 02 de março de 2011)

 

Aprovação do Projeto Pedagógico e a implementação do Curso em Engenharia Civil – Unidade Curvelo

(Resolução CEPE-05/12, 10 de maio de 2012)

 

Aprovação da oferta de vagas para o Curso de Engenharia Civil da Unidade Curvelo no Processo Seletivo da Graduação do 2º semestre letivo de 2012

(Resolução CEPE-06/12, 10 de maio de 2012)

 

Aprovação do Projeto Político-Pedagógico e a implantação do Curso de Engenharia Civil na Unidade Curvelo

(Resolução CEPE-05/13, de 28 de fevereiro de 2013)